Conceitos iniciais

As redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e **lógicas (**programas, protocolos, etc.) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar suas informações entre si, fazendo uso de um sistema de comunicação.

Um sistema de comunicação é um arranjo topológico interligando os diversos módulos processadores por meio de um meio de transmissão e de um conjunto de regras para organizar a comunicação ou protocolos.

Por exemplo, se duas pessoas de nacionalidades diferentes precisam de uma linguagem comum para se comunicar, ou seja, um mesmo protocolo.

Arranjo topológico descreve como é o leiaute da rede por meio da qual trafegam informações e, também, como os dispositivos estão conectados a ela.

Protocolo é uma convenção ou padrão que controla e possibilita uma conexão, comunicação ou transferência de dados entre dois sistemas computacionais.

Importância das Redes de Comunicação

Compartilhamento de recursos: tornar acessíveis a cada computador da rede os dados e dispositivos que existem dentro da organização Assim, impressoras, unidades de DVD ROM, discos, conexões a outras redes podem ser utilizadas por todos os computadores da rede.

Aumento da confiabilidade: pode se, por exemplo, ter multiplicados os arquivos em duas ou mais máquinas para que, em caso de defeito de uma delas, cópias dos arquivos continuem acessíveis em outras máquinas Além disso o sistema pode continuar operando em caso de defeito em um computador, pois uma máquina pode assumir a sua tarefa A continuidade do funcionamento de um sistema é ponto importante para um grande número de aplicações, como aplicações militares, bancárias, etc.

Redução de custos: computadores de pequeno porte apresentam uma menor relação preço/desempenho que os grandes Com isso, sistemas que utilizam apenas um máquina de grande porte e de custo muito elevado podem ser concebidos à base da utilização de um grande número de microcomputadores ou estações de trabalho), manipulando dados presentes em um ou mais servidores de arquivos.

Redução da redundância dos dados: havendo o compartilhamento de recursos, evita se a existência da mesma informação replicada em vários computadores Por exemplo, evitaria que uma planilha para controle de estoque, utilizada por vários funcionários, estivesse com versões diferentes, em máquinas diferentes.